10 dicas de atividades para fazer com as crianças durante as férias escolares

Monte uma peça de teatro
Que tal criar uma releitura de uma peça? Ou até mesmo criar uma história nova? Criar uma peça de teatro e apresentar para toda a família é uma ótima forma de estimular a imaginação de uma criança. E não se esqueçam dos figurinos!

 

Crie uma história em quadrinhos
Se o seu filho(a) já for fã de histórias em quadrinhos, ótimo! Mas se ele(a) não conhecer, apresente alguns gibis e proponha o desafio de escrever – e desenhar – uma história parecida com a que está dentro dos quadrinhos.

Sessão de cinema em casa
Chame os amigos do condomínio, da vila ou da escola para fazerem uma sessão de cinema! Os filmes, além de entreter, trazem grandes lições que ascrianças aprendem de forma intuitiva – as vezes sem perceber! Prepare a pipoca e divertam-se!

Entre em um clube de leitura
Os clubes de leitura como antigamente são raros (mas existem!). Atualmente, existe uma nova forma de ingressar nesses clubes tão divertidos: o YouTube! Aproveite que a maioria das crianças e pré-adolescentes amam assistir vídeos e comece a seguir os Booktubers! São os famosos Youtubers, mas que dedicam-se a divulgação de lançamentos de livros, resenhas e muito mais!
Saiba mais em: 10 canais no YouTube para quem é fã de literatura.

Desenhe
Além de desenvolver várias áreas do cérebro, quando desenhamos também exercemos a nossa concentração e paciência (principalmente na hora de colorir). Coloque seu filho(a) de frente à uma árvore ou perto de um animal de estimação e peça que desenhe o o que ele(a) está vendo.

Reúna a família para contar histórias
Quem nunca riu de doer a barriga com as histórias contadas por aquele parente divertido no Natal? Faça isso mais vezes, mesmo que com poucas pessoas. Outra dica é separar um livro, ler e pedir para que a criança conte a história para a família com suas próprias palavras. Além de incentivar a memória, é uma maneira eficiente de ver como está o desenvolvimento mental da criança, as associações que ela faz e como ela entende a moral da história.

Monte uma cabana dentro de casa
Já viram aquelas cabanas montadas nos quartos de crianças que tanto aparecem nos filmes e na TV? Só de vê-las já dá pra sentir uma sensação de conforto, não é? Você pode fazer o mesmo! Pegue alguns lençóis e algumas cadeiras, amarre os lençóis uns nos outros e depois na cadeira ou em algum outro móvel alto. Depois basta pendurar um pisca-pisca em volta e colocar alguns travesseiros lá dentro. Agora entre e passe a noite nesse ambiente tão aconchegante!

 

Visite lugares com natureza abundante e faça um picnic
A rotina da maioria das pessoas gira em torno de ambientes fechados, como apartamento, casa, carro ou escritório. Que tal aproveitar as férias para visitar lugares arborizados ou sentindo aquele cheirinho de terra?
É importante que crianças desfrutem ao máximo dos estímulos sensoriais que só a natureza é capaz de oferecer. Prepare alguns lanches, compre uma cesta (ou leve tudo dentro de potes) e separe um pano de mesa bonito. Agora junte seu filho(a) e convide os amigos da escola e da vizinhança para ir ao bosque. A diversão é garantida!

 

Coloque seus filmes e séries preferidos em dia!
(e escreva uma resenha sobre eles)
Em tempos de Netflix, é difícil encontrar uma opção que se compare a ficar em casa, deitado no sofá ou na cama e assistindo a nossa série favorita. Uma opção ótima para todas as idades é fazer uma lista dos seus filmes e séries prediletos, assisti-los (ou revê-los) e ao final, fazer uma resenha sobre eles. Atualmente a internet está repleta de blogs, vídeos e grupos nas redes sociais que compartilham resenhas. Que tal incentivar seu filho(a) a participar de um? E participe você também. Boas férias!

 

Organize seu quarto
Dizem que organizar a casa é uma forma de organizar também a mente. Se o seu filho(a) já estiver na adolescência, peça que ele(a) arrume seu quarto todo e separe tudo aquilo que não usa mais: brinquedos, roupas menores do que o tamanho atual, material escolar e livros antigos, ou seja, tudo aquilo que já não for mais útil no momento. Separe tudo e doe para uma instituição de caridade ou um orfanato. Com certeza esses itens vão fazer a alegria de muitas crianças!

 

Gostou? Compartilhe com os seus amigos também e descubram juntos que tipo de pessoas vocês são.

Deixe um comentário

WhatsApp